Força...Foco e FÉ!!!

LilySlim Weight loss tickers

sábado, 13 de julho de 2013

Dia 5- Programa Pense Magro 03/07/2013

ALIMENTE-SE DEVAGAR E CONSCIENTEMENTE.





Quando eu li esta tarefa no livro rapidamente meu cérebro associou uma imagem (pensamento), daqueles concursos de comer cachorro quente que todos nós já vimos em filmes americanos em que vence a competição quem come mais num menor espaço de tempo. 




Passei a ter a sensação de que estava participando de algum concurso (imaginário) quando comecei a observar a rapidez com que me alimento,  sem me atentar a mastigação adequada e sem perceber conscientemente o que estou comendo. Quando estou à mesa com outras pessoas, observo que sempre termino primeiro minhas refeições, só que até então pensava que isto fosse uma qualidade e que talvez até significasse que terminei primeiro porque comi menos... que falácia, que auto engano.
A Drª Judith, nos pede para fazermos esta tarefa dando dois argumentos bastante relevantes:
  1. Quando você come devagar, seu cérebro tem tempo suficiente para registrar o que você está comendo e para emitir para o seu corpo um sinal de satisfação.
  2. Quando você cada porção do que está ingerindo você fica mais satisfeito após comer

Pesquisas apontam que existe um intervalo de pelo menos 20 minutos entre o momento em que seu estômago fica cheio de comida e o momento em que o cérebro reconhece isto, assim a lógica é que quanto mais devagar comemos mais tempo o nosso corpo tem para enviar esta mensagem para o cérebro e este lhe dê o sinal para parar de comer.

Judith, nos sugere que descansemos os talheres várias vezes durante as refeições esperando entre 10 e 30 segundos para pegá-los novamente. Você pode ajustar um cronômetro para soar de 3 em 3 minutos como alerta para você descansar os talheres.




Outra sugestão é beber goles de água durante a refeição pois isto ajuda a comer mais devagar. Também é bom anotar quanto tempo durou suas refeições no caderno da dieta.

Vamos lá, comer devagar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário