Força...Foco e FÉ!!!

LilySlim Weight loss tickers

domingo, 14 de julho de 2013

Dia 13 - Programa Pense Magro 11/07/2013





Na verdade estou percebendo que as tarefas do dia 11, 12 e 13, possuem mais ou menos um mesmo objetivo, acredito que a autora tenha dividido em três dias para nos dar mais tempo para aprender a diferenciar fome de desejo incontrolável de comer e aprender a lidar com este desejo evitando o comportamento compulsivo.

Outro dia li, não me lembro onde, mas depois vou colocar a fonte para vocês, assim que me lembrar, li que quanto mais gorda a pessoa é mais ela come e mais sente vontade de comer, parece o mecanismo da dependência de drogas, quando o organismo cria resistência e necessita de quantidades cada vez maiores de substâncias, lógico que com a comida é um pouco diferente, mas em se tratando da fome psicológica existe também uma dependência tão difícil de lidar quanto a dependência química, por isso muitas pessoas não conseguem emagrecer e/ou fazer dietas.

Acho interessante perceber isso acontecendo no meu corpo, toda vez que corto totalmente o açúcar da minha alimentação tenho verdadeiras crises de abstinência, com irritação, nervosismo, sudorese, calafrios e já cheguei a sonhar comendo doces e acordar assustada, e olha que não sou tão fissurada assim em doces, mas o corpo tem autonomia neste sentido pra pedir que eu utilize novamente o açúcar, não existe outra justificativa para isso se não dependência.

Pude observar também, que à medida em que deixo de comer doces e massas o desejo por isso tipo de alimento vai diminuindo, aff, até que enfim uma boa notícia que pude perceber na prática, mas cuidado! ocorre o mesmo que ocorre também com a dependência de drogas, se você ceder e comer só um pouquinho, logo voltará ao mesmo padrão de consumo inicial, ou seja descontrolado e abusivo.

Para se ter uma ideia, ainda não iniciei minha dieta, irei iniciar no 15º dia do programa Pense Magro como sugere a Drª Judith, mas cortei açucar e carboidratos que não são integrais, porém hoje, parece até brincadeira, justo hoje, no dia em que ia escrever este post e falar sobre este assunto, tive uma reunião no trabalho e acabei cedendo aos prazeres de comer um "sonho", só que não parei em apenas 1, comi mais 2 "sonhos" e tomando um copo de Tubaína (fazia anos que não tomava) e a noite, acabei comendo mais besteiras, ah que arrependimento, mas, as recaídas e fraquezas fazem parte, não posso desistir, amanhã, ou melhor agora mesmo volto para a dieta, vou tomar um leite desnatado e ir dormir e sonhar, mas não quero sonhar com "sonho", rsrs.


Não posso é me permitir crer no pensamento sabotador de que não consigo fazer dieta e que já que comi algumas besteiras posso continuar a comê-las, de uma coisa tenho certeza, serviu de experiência prévia para a dieta que vai começar no sábado.

A tarefa de hoje é sobre superar o desejo incontrolável de comer, o próximo desejo, esta semana foi o sonho espero que não tenha mais nenhum, mas a verdade é que eles podem aparecer em um dia , ou em semanas, caso tenha novamente um desejo, a sugestão da Drª Judith é que eu anote no Cartão de Desejos por Comida a duração do desejo, o desconforto que senti numa escala de 0-10 e a técnica utilizada para se livrar do desejo.




Algumas técnicas cognitivas e comportamentais citadas no livro, são úteis pra lidar com esta "fissura alimentar", devo fazer outro post listando algumas dessas estratégias.

Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário